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Os benefícios do Crossmedia

Os benefícios do Crossmedia

Crossmedia

O termo crossmedia significa, literalmente, cruzamento de mídias. Então, quando falamos que uma campanha é crossmedia, estamos querendo dizer que ela usa diversos canais de comunicação, como a televisão, o rádio, mobile, ações promocionais e internet, dentre outros, para contar uma história ou passar uma mensagem.

O mesmo conteúdo disponível em diferentes formatos

Atualmente, podemos assistir séries no celular, por exemplo, ou até mesmo ver TV, graças às novas tecnologias. Ficou ainda mais fácil as pessoas realizarem duas ações ao mesmo tempo. Além disso, as opções de canais para se falar de um mesmo tema aumentaram! Podemos publicar um conteúdo em um blog por exemplo e ao mesmo abordar o mesmo tema no You Tube adequando a abordagem.

O termo crossmedia é adotado no universo do marketing desde 1990, ao fazer menção a campanhas ou produções que usam diferentes mídias de transmissão, como um jogo de futebol, que pode ter sua reprodução na TV e no rádio. O conteúdo e a mensagem são os mesmos, no entanto, a linguagem adotada é diferente, respeitando as características próprias de cada mídia. No chamado marketing 360, a estratégia de crossmedia tem o objetivo de levar o consumidor de um ponto a outro.

Mudamos de mídia o tempo todo, ou seja, deixamos de consumir o conteúdo que estava em um livro para um em vídeo, por exemplo, ou quando alternamos entre canais.

Quais são os benefícios de usar Crossmedia?

Dando mais opções para o consumidor, ele consegue escolher a que melhor se adapta ao seu perfil e assim aumentam as possibilidades do seu negócio conseguir atingir mais pessoas. Dessa forma, é muito relevante diversificar as suas ações de marketing em diferentes canais.

O uso de crossmedia também ajuda a aprimorar a consciência de marca, ou seja, a forma como o seu público enxerga o negócio.

Outro benefício é fazer o seu produto ou serviço lembrável, já que estará presente em diferentes mídias que ele pode acessar.

O crossmedia na prática

Um mesmo conteúdo sobre inclusão social, por exemplo, pode ser publicado em um blog, Linkedin e até no Instagram de diferentes formas. Para que a estratégia funcione não basta simplesmente replicar o mesmo assunto em mídias diferentes. É importante estimular o público a consumir e interagir com essas narrativas nos diferentes meios, de maneira complementar.

Dicas de Ouro!

– Defina um objetivo para a sua estratégia de crossmedia;

– Planeje como será feita a execução da estratégia e por quais plataformas e mídias;

– Defina tudo com base no seu público-alvo e persona, escolha as mídias que fazem sentido para ele;

– Atue no engajamento do público, para que ele continue se relacionando com os conteúdos ao longo do tempo.

 

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